WEBMAIL
Portal da Transparência
 
Quem Somos

O nome dado ao município de Lobato, data desde o início de seu desbravamento. A única história deste nome que todos os moradores conhecem, é que foi dado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) em homenagem ao ilustre escritor brasileiro MONTEIRO LOBATO. Sua fundação iniciou-se com a vinda de LordMontaguchefe de uma missão inglesa que no ano de 1923, aqui chegou para colonizar o Norte do Paraná. No ano de 1924, a referida Companhia se estabeleceu na região, fundando a cidade de Londrina. Nesta região denominada Norte Novo, surgiram mais tarde outras cidades como Maringá, Apucarana, Astorga, Arapongas, inclusive a nossa querida Lobato.

Em 1.948, começaram a chegar seus primeiros desbravadores, vindos de estados brasileiros como: São Paulo, Minas Gerais e Estados do Nordeste, descendentes de Portugueses, Japoneses, Italianos e Espanhóis. Em plena mata cerrada, eles construíam seus ranchos que foram os primeiros pontos marcados pela Companhia, surgindo, nesta época, as primeiras lavouras de café, mamona e algodão, sendo que o café e a mamona foram posteriormente substituídas por outras culturas em virtude das fortes geadas.

Em 1.950 chegam as primeiras famílias que são os memoráveis pioneiros: Ildefonso Martins Portelinha, Haridé Cavalete, Thomás Francisco Cafofo, Joaquim Francisco Pinto, Wilson de Lima Lemose Oscar Cotrim Ribeiro. Nesta época foram construídos os templos religiosos: Igreja Católica e Apostólica Romana, Congregação Cristã do Brasil, Assembléia de Deus e Centro Espírita Jesus de Nazaré. Atualmente, Lobato possui mais cinco templos religiosos.

Devido ao seu rápido crescimento, Lobato não chegou a ser elevado a Distrito Administrativo, tendo sido promovido diretamente a condição de município emancipado do Município de Astorga, através da Lei Estadual nº 2.804 de 31 de julho de 1956, sancionada pelo então governador Moyses Lupion. Fruto da exuberância do solo e do esforço dos primeiros desbravadores do sertão o Município de Lobato constituiu afirmação dinâmica, chegando a ter aproximadamente 15 mil habitantes na década de 1.960. Devido as fortes geadas ocorridas nas décadas de 60 e 70, e o empobrecimento do solo pela não utilização de tecnologia, as lavouras de café foram gradativamente substituídas pelas pastagens, perfazendo hoje 65% da área do município.

Em função disso, na década de 1970 o êxodo de trabalhadores rurais para outras regiões em busca de melhores condições de vida foi inevitável. Hoje Lobato conta com aproximadamente 4.500 habitantes.

A instalação oficial do município ocorreu no dia 14 de dezembro de 1.956, sendo empossados na ocasião, o primeiro prefeito municipal eleito, Sr. Ildefonso Martins Portelinha, e também a primeira Câmara de Vereadores, composta pelos seguintes vereadores: José de Salles, Ercílio Masson, Durval Colontônio, Sebastião Veiga e Silva, Jorge Misse, Jair Américo de Oliveira, José Cavaleti, Waldevino Pereira de Carvalho e Wilson de Lima Lemos.

Os habitantes de Lobato são chamados de Lobatenses.

O município de Lobato ocupa uma área de 266 km², a uma altitude média de 480 metros acima do nível do mar. Sua posição geográfica está definida pelas seguintes coordenadas: 23º 0030" de latitude sul e 51º54"00 de longitude. Localiza-se no Noroeste do Estado do Paraná, ficando a 480 km de distância de Curitiba, 60 km de Maringá, 120 km de Londrina e 130 km de Presidente Prudente – SP.

O clima segue a regra de toda região, sendo subtropical úmido, mesotérmico, com verões quentes,geadas poucas frequentes e certa tendência à concentração de chuvas nos meses de verão. Por outro lado, Lobato não apresenta nenhuma região seca plenamente definida. O solo local é do tipo latossolo vermelho escuro distrófico, com textura média. Sua topografia apresenta 75% de planície suavemente ondulada e 25% ondulada.

A vegetação primitiva era constituída por florestas tropicais, ricas em madeiras nobres, como: Peroba, Cedro, Canafístula, ipê, etc. Devido à fertilidade do solo e as boas condições climáticas, foi substituída por plantações permanentes e temporárias, sendo que hoje o município possui aproximadamente 5 % desse remanescente florestal. Deste total, 61,76% concentra-se em duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (R.P.P.N.) das Fazendas da Barra e Remanso, com áreas de 588,5 ha e 233,0 ha, respectivamente, totalizando 821,5 ha.

Em 15 de agosto de 1.960, foi inaugurada a PRAÇA MONTEIRO LOBATO, onde consta um monumento em forma de BARCO, prestando homenagem aos amantes da pesca e também à grande quantidade e diversidade de peixes existentes na época, em nossos principais rios.

A Bandeira Lobatense é composta de 07 cores: verde, amarela, vermelha, azul, preta, branca e roxa. Ela tem forma de quadrilátero. No centro da Bandeira, há o brasão de armas que nos fornece os dados do município.

IDENTIFICAÇÃO

Instituição: SAMAE – SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO.
Município: Lobato – Estado do Paraná – Cep: 86.790-000
Prefeito: Fabio Chicaroli
População abastecida: 4.405
Endereço: Rua AntonioColetto, nº 1228 – centro – Fone/Fax: (44) 3249-1399/3249-1230
CNPJ/MF: 80.910.201/0001-65E-Mail: samaelob@uol.com.br
Responsável Legal: Paulo Roberto Egea Acosta
Responsável Técnico: CleverRoganti (CRQ 09100740)
Tipo de Manancial: Subterrâneo Ano Base: 2012

HISTÓRICO

SAMAE – SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO, Autarquia Municipal, criado pela Lei Municipal nº 456/88 de 11 de Julho de 1988.

A cidade de Lobato situa-se na Região Noroeste do Paraná, no terceiro planalto paranaense, mais especificamente sobre os sedimentos arenosos da formação Caiuá, cuja composição é constituída de arenitos finos a médios, de cor marrom avermelhada e com estratificação cruzada, com espessura em torno de 35 mts, configurando no Estado do Paraná como Aquífero Caiuá. Subjacente a esta formação ocorrem as rochas basálticas, oriundas de derrames de lava vulcânicas da formação Serra Geral, constituindo o denominado Aquífero Serra Geral.

O SAMAE de Lobato possui em seu sistema de abastecimento de água, 2 poços semi artesianos, com capacidade de 50 metros cúbicos/h cada, profundidade de 110 e 200 m respectivamente. Localizados na Zona Rural, abastecem toda a cidade, totalizando 1.627 ligações de água. O índice de atendimento de água tratada é de 100% na Zona Urbana.

O Município de Lobato tem se caracterizado também pelo índice de 99% de cobertura na sua rede de esgotos, tornando nosso Município um dos mais destacados no Estado.

O tratamento de água é do tipo simples cloração, com desinfecção com hipoclorito de sódio a 12% e também efetuamos a fluoretaçãoda água com Ácido Fluossilícico Líquido para a prevenção da cárie dentária.

O SAMAE de Lobato conta com 8 funcionários, que trabalham para que a população seja bem servida tanto na qualidade de seu produto, como na qualidade de seus serviços.

SAMAE DE LOBATO – QUALIDADE EM PRODUTO E EM SERVIÇOS.